sábado, 10 de janeiro de 2009

Manipuladores no Ataque

Manipuladores se utilizam de abuso verbal para enfraquecer a percepção de suas vítimas, manipulá-las como querem, torná-las dependentes, privá-las da verdade e isolá-las das outras pessoas. Eles omitem a verdade e inventam histórias falsas para atingirem seus objetivos. Causam com isso grande confusão, angústia e transtornos emocionais em suas vítimas. Algumas vezes, contudo, e de maneira imprevisível,  assumem uma postura carinhosa e afável, comportando-se como seus amigos íntimos. Essa mudança de comportamento determina um alívio temporário à dor da vítima, fazendo com que ela se reaproxime do seu agressor e assim se torne mais dependente dele. Manipuladores esmagam suas vítimas e exercem domínio sobre elas de uma forma tão sutil que somente elas, e (quase) mais ninguém, conseguem perceber. Ao mesmo tempo, posam para o mundo como pessoas bem-humoradas, cidadãos de bem e pais exemplares.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. sofro isso ha alguns anos... um parente muito proximo isola a mim e minha familia do resto do mundo e domina ... e todo mundo acha q eu tenho maus pensamentos sobre ela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem o que vc está passando, no meu caso é um parente também e ninguém mais na família acredita em mim...

      Excluir
  3. nao gosto de manipuladores rsrs. pelo menos nao aqueles q nao sabem manipular tão bem como eu

    ResponderExcluir
  4. O que fazer quando a situação chega a esse nível?
    Como posso defender-me?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir